O Corede Produção

O Conselho Regional de Desenvolvimento da Produção, pessoa jurídica de direito privado, organizado sob a forma de associação civil, sem fins lucrativos, foi fundado em 28 de maio de 1991.

Missão:

Ser espaço plural e aberto de construção de parcerias sociais e econômicas, em nível regional, através da articulação política dos interesses locais e setoriais em torno de estratégias próprias e específicas de desenvolvimento para as regiões do Rio Grande do Sul.

Visão:

Articular os atores sociais, políticos e econômicos das regiões, inclusive colaborando para organizar os segmentos desorganizados, transformando-os em sujeitos coletivos capazes de formular suas próprias estratégias de desenvolvimento e, assim, serem construtores de seu próprio modelo de desenvolvimento regional.

Objetivo:

O Corede Produção tem por objetivo a promoção do desenvolvimento regional e estadual, harmônico e sustentável, por meio da integração dos recursos e das ações de governo da região, visando à melhoria da qualidade de vida da população, à distribuição equitativa da riqueza produzida, ao estímulo à permanência do homem em sua região e à preservação e recuperação do meio ambiente, e especialmente:

  1. Instituir na região por meio de uma agência de desenvolvimento, ancorada no Corede Produção com o aporte técnico de instituições comunitárias, um sistema de dados e informações, de acesso democrático, que venha a beneficiar o gestor público em sua tomada de decisão, aos empresários e comunidade em geral;
  2. Elaborar Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional;
  3. Buscar a compatibilização das prioridades regionais e estaduais;
  4. Promover a participação de todos os segmentos da sociedade regional do diagnóstico de suas necessidades e potencialidades, para formulação e implementação de políticas de desenvolvimento integrado da região;
  5. Constituir-se numa instância de regionalização do orçamento do Estado do Rio Grande do Sul;
  6. Orientar e acompanhar, de forma sistemática, o desempenho das ações dos Governos Estadual e Federal na região;
Copyright - Todos os direitos reservados